Gestão sistêmica

Vídeos Analíticos e Deep Learning

A tecnologia de Vídeo Analítico funciona através de um algoritmo que é treinado para reconhecer imagens específicas e movimentos. Na prática, ele pode funcionar de diversas formas diferentes a depender do que se pretende analisar. As principais e mais utilizadas delas são:

  •   Detecção de elementos específicos

O grande diferencial do Vídeo Analítico é a identificação de elementos específicos na imagem, ou seja, ao ensinar ao sistema como um corpo humano se parece, por exemplo, sempre que uma pessoa aparecer nos registros de vídeo, o algoritmo saberá identificá-la. Isso é possível, pois se trata de uma tecnologia baseada em deep learning ou aprendizagem profunda de máquina. Dessa forma, conseguimos saber diferenciar quando registramos uma pessoa, um automóvel ou um cachorro passando por determinado local e assim eliminar falsos positivos reduzindo custos com operacional.

  •   Cruzamento de uma linha virtual

É possível criar cercas virtuais sobre locais estratégicos como muros e entradas com o objetivo de monitorar todas as vezes que algum elemento atravessar determinada linha. Também é possível delimitar área de interesse, os chamados ROI ( Region Of Interest ), Imagine que você monitora a entrada de uma garagem onde somente é permitida a entrada de automóveis. A passagem de pessoas no local é proibida e você gostaria de identificar sempre que isso acontecer, enquanto ignora a movimentação de carros. Assim quando um indivíduo entrar na área de interesse o mesmo será detectado e uma ação poderá ser executada. Qual a melhor opção – linhas virtuais, ROI ou ambos – vai depender da sua situação específica e qual o tipo de análise você quer realizar, por isso é extremamente importante contar com o know how da Route Security para o melhor planejamento.

  •   Sentido do movimento

É possível identificar em qual sentido determinado elemento está se movendo. Essa função é muito útil quando associada ao Cruzamento de Linha Virtual para determinar a entrada ou saída de pessoas e automóveis em determinado local. Um exemplo de usabilidade desse recurso são em estabelecimentos comerciais onde uma mesma porta é usada como entrada e saída. Caso você queira identificar somente pessoas que estão entrando no local e ignorar as que estão saindo, é possível escolher a direção do movimento correta e informar ao sistema de vídeo análise, além de várias formas que essa função poderá ser aplicada por isso é sempre importante consultar um dos especialistas da Route Security para que dentro de cada necessidade os recursos possam ser aplicados de forma eficiente.

  •   Reconhecimento de comportamento

Além de detectar pessoas, o vídeo analítico também pode ser utilizado para identificar comportamentos. Na segurança patrimonial essa função é amplamente utilizada para monitorar pessoas rondando um local, correndo ou brigas. Já a área de Marketing e BI – Business Intelligence a utilizam para monitorar o comportamento de clientes dentro de lojas e ao redor das gôndolas.

  •   Contagem de elementos

A contagem de pessoas em estabelecimentos comerciais, por exemplo, é uma informação importante para o negócio em si e bem difícil de ser mensurada. Atualmente muito utilizada para prevenir a aglomeração e formação de filas extensas, essa tecnologia é aplicada para diversas outras finalidades também. Outro benefício muito importante é possibilidade de quantificar quanto tempo cada indivíduo permaneceu em um determinado local.

Quer saber mais sobre nossos serviços, ou tirar dúvidas? entre em contato conosco!

A ROUTE SECURITY é responsável pelo tratamento dos dados pessoais fornecidos. Eles serão tratados com a finalidade de gerir a relação comercial com você, atendendo às suas solicitações de informação sobre produtos e serviços ofertados pela ROUTE SECURITY. Você pode consultar informação adicional sobre o tratamento de seus dados e exercício de direitos acessando nossa Política de Privacidade.
Secured By miniOrange